MA

Manuel Alves

29quotes

Quotes by Manuel Alves

"
A vontade própria é própria. Não somos um proxy comandado sem resistência, somos nós, o eu, o indivíduo. Não importa a imensidão do poder que se sobrepõe a nós, a única coisa que pode fazer é tentar forçar a obediência. Somos sempre nós que decidimos se lhe fazemos a vontade.
"
Demasiado conhecimento era um fardo de alma. Não pesava no corpo mas derreava o espírito. Ninguém devia possuir conhecimento antecipado do futuro.
"
Desviou a atenção para o vidro e encarou o reflexo dos olhos. A moldura podia ser a piada mais antiga de todas, mas o reflexo de um espelho seria sempre a mais irónica. O espelho foi criado para oferecer o reflexo fiel e, em vez, oferecia com muito maior eficácia a mentira cuidadosamente fabricada pelas pessoas que não queriam ser fielmente reflectidas. A visão sempre foi o sentido mais presunçoso. Beleza. Fealdade. Emoções. Idade. Máscaras raramente tão cristalinas como o reflexo.
"
— Todos temos de saber. É a curiosidade insaciável que nos motiva.
"
O fumo cheirava a pedra derretida e trovoada. Era, numa estranheza de sentidos, agradável.
"
O calor estalou o vidro, e a fotografia ganhou bolhas de pele queimada a descolar da carne. Fosse o fogo tão habilidoso a destruir memórias.
"
— A verdade, se é que existe uma, é a de que há um entendimento antigo entre os dois Lados.— Que entendimento pode haver entre o Bem e o Mal?Wulfric sentou-se no cadeirão, observou Gervas por um instante e soprou um riso pouco divertido. Invejava a ingenuidade de uma vida breve.— Equilíbrio, Gervas. Um estado apenas possível se ambos os Lados fizerem concessões. O Bem e o Mal não existem para além de conceitos filosóficos, a dualidade de interpretação para a mesma coisa. Consciência.
"
— Não é difícil matar — disse ele, cada sílaba uma dor de cuspir dentes. — Desliga-se o interruptor que faz bater o coração. Acabou. Feito. A vida não é uma raridade assim tão preciosa. Mas a consciência… foda-se a consciência! Difícil, é escapar daqueles que matámos.
"
Os humanos são relutantes em admitir as suas próprias falhas e a maldade de que são capazes. Como bode expiatório, fabricaram um conceito metafísico que os ilibasse de tudo aquilo pelo qual não queriam assumir responsabilidade.
"
— A subversão do raciocínio lógico, Wulfric, é um quebra-cabeças de facilidade ridícula. Suspeito seriamente que a Humanidade teria cultivado a religião mesmo sem eu ter lançado as sementes. Eles precisam de acreditar em coisas inacreditáveis, uma fé da qual se sintam merecedores, para justificarem as circunstâncias inacreditáveis que propiciaram a origem da vida. Precisam da grande mentira que lhes dá sentido à ignorância: a crença de que tudo foi criado para eles.
Showing 1 to 10 of 29 results